Vedações em PTFE Puro, Bronze, Carbono e Grafite

Vedações PTFE

VEDAÇÕES EM PTFE PURO, BRONZE, CARBONO E GRAFITE

O que é PTFE?

PTFE significa politetrafluoroetileno, é um fluoropolímero sintético de tetrafluoretileno que possui inúmeras aplicações, como nas vedações industriais, também é conhecido como Teflon®

Existem alguns tipos de PTFE, entre os mais conhecidos está o PTFE 100% puro e com cargas de bronze, carbono e grafite.

As vedações em PTFE são de alta resistência química e ampla versatilidade, podendo ser aplicadas nos mais variados setores da indústria, bem como podem ser encontradas nos mais distintos tipos e perfis de vedantes. As peças em PTFE tem boa usinabilidade e possuem uma maior durabilidade.

Por ser um material “ímpar”, separamos mais informações sobre vedações em PTFE para você, confira:

Principais aplicações

O PTFE é um material altamente versátil, e as vedações fabricadas a partir desta matéria-prima podem ser encontradas em diversas indústrias, desde a indústria alimentícia, têxtil, a automotiva, a eletrônica, a farmacêutica, de celulose e papel, até nas indústrias navais, aeroespaciais, e muito mais.

São muito utilizados em peças como vedação de haste/êmbolo com mola, vedações rotativas, anéis de apoio, anéis guia, vedações especiais e anéis de vedação em O.

PTFE Puro

O PTFE 100% puro tem sua coloração branca, possui o menor atrito quando comparado a qualquer outro material sólido. Por ser um material atóxico, é aprovado para o uso de aplicações em contato com gêneros alimentícios.

Possui excelentes propriedades químicas, assim como mecânicas, o qual pode ser utilizado para uma infinidade de aplicações.

Além disto, o PTFE Puro pode ser utilizado em sistemas que apresentam variações de temperatura entre -200ᵒC e 260ᵒC positivos.

Entretanto, este material deve ser evitado na fabricação de peças onde a aplicação  tenha contato com flúor.

PTFE com cargas de Grafite

O PTFE com cargas de Grafite possui uma carga de 15% de Fibra de Vidro + 5% de dissulfeto de Molibdênio (MoS2).

Este tipo de PTFE possui coloração cinza, sua resistência química e faixas de temperaturas são próximas à do PTFE puro, porém se destaca por suportar pressões mais elevadas, chegando a 400 Bar. É um ótimo dissipador de calor.

Por conter fibra de vidro em sua composição, que é abrasiva, este material não é indicado para aplicações em sistemas rotativos.

Muito utilizada para vedações do assento de válvulas.

PTFE com cargas de Bronze

Já o PTFE com cargas de Bronze possui 40% de Bronze e 60% de PTFE puro em sua composição.

Este material possui características muito próximas ao PTFE com cargas de Grafite, porém é indicado para sistemas rotativos. Sua coloração é marrom.

Muito usado em vedações de haste e de êmbolo.

PTFE com cargas de Carbono

O PTFE com cargas de carbono é o PTFE com 25% de preenchimento de pó de carbono.

Suas características também são próximas ao PTFE puro, e comumente é utilizado em aplicações rotativas.

Temos a solução ideal para a vedação industrial da sua empresa. Entre em contato com um de nossos vendedores.

A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.