Vedações em materiais atóxicos (FDA)

Vedações em materiais atóxicos (FDA)

VEDAÇÕES EM MATERIAIS ATÓXICOS (FDA)

Cada vedação industrial é projetada/fabricada de acordo com sua aplicação, ou seja, dependendo do setor e maquinário em que será utilizada. Para especificar corretamente a vedação são necessárias algumas informações, tais como: fluído, temperatura, pressão, tipo de movimento, velocidade (para sistemas radiais) e dimensões de alojamento. Desta forma será possível determinar o perfil, dimensões e material adequado a fim de obter o melhor resultado.

E quando falamos em tipos de materiais para vedações industriais, sabemos que há uma ampla variedade. Hoje, nosso foco é trazer mais informações sobre materiais atóxicos utilizados na fabricação destes produtos. Confira!

O que são materiais atóxicos?

Materiais atóxicos são compostos que não são nocivos à vida humana e/ou animal. Ou seja, que não causam danos quando em contato com os mesmos ou produtos consumidos por tais.

Qual a aplicação de vedações com materiais atóxicos?

Materiais atóxicos normalmente são utilizados na fabricação de vedações para as indústrias alimentícias, químicas, farmacêuticas, veterinárias, hídricas, mas podem estar presentes em demais setores.

Certificação de acordo com a FDA

A FDA – Food and Drug Administration, é uma agência federal dos EUA, a qual é responsável pela proteção e promoção da saúde pública, através da supervisão de alguns setores da indústria.

A FDA garante a segurança e eficácia de medicamentos de uso humano e veterinário, assim como de produtos biológicos e dispositivos médicos, e também no abastecimento de alimentos e cosméticos.

Portanto, quando colocamos que um material está de acordo com as normas da FDA, significa que este material foi testado e pode ser utilizado sem comprometer a saúde pública.

Ou seja, materiais com aprovação FDA podem ser utilizados em dispositivos que entram em contato direto com alimentos, medicamentos, água potável, e demais produtos de uso e contato humano e/ou veterinário.

Materiais atóxicos para vedações

Dentre os materiais utilizados para a fabricação de vedações industriais considerados atóxicos, podemos citar os seguintes:

  • PTFE ( Teflon )
  • UHMW
  • Poliuretano FDA (PU)
  • Borracha FDA (NBR)
  • EPDM – FDA
  • FPM – VITON FDA

Agora que você já está por dentro dos materiais atóxicos utilizados na fabricação de vedações, entre em contato conosco!

Temos a solução ideal para a vedação industrial de sua empresa. Entre em contato com um de nossos vendedores.

A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.

A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.