BLOG

Vedação usinada: entenda suas aplicações e particularidades

VEDAÇÃO USINADA: ENTENDA SUAS APLICAÇÕES E PARTICULARIDADES –

A usinagem de vedação é a maneira mais moderna na fabricação de vedantes, a alta tecnologia dos tornos CNC, com software e ferramentas específicos e completos, proporciona como principal característica a rapidez na produção das peças com excepcional qualidade. Praticamente qualquer tipo de vedação para qualquer aplicação concebível, sob medida, pode ser produzido.
Com a existência de projetos específicos e especiais é indispensável peças de alta performance para o bom funcionamento das máquinas e equipamentos.

Fabricação de uma vedação usinada

A fabricação de vedações usinadas se dá através de uma máquina altamente tecnológica e customizada para produção de vedantes, com software específico que garante uma ampla gama de perfis, tolerâncias e ferramentas especiais para usinagem de diversos tipos de compostos (Materiais). São máquinas CNC, que é a sigla para Controle de comando numérico. O programador da máquina, através do software, seleciona o perfil e o composto da peça, ferramentas, insere as medidas do vedante e uma vez pronto, transfere o programa para a máquina trabalhar a peça.

Aplicações da vedação usinada

Como o próprio nome já diz, uma vedação tem como principal função garantir a vedação de um sistema, seja este hidráulico, pneumático entre outros.
Você encontrará vedações usinadas nos mais diferentes tipos, e sua escolha deve ser feita de acordo com o seu projeto, pois cada produto possui características próprias e uma função em particular.

Há mais de 200 perfis padrões disponíveis para usinagem, em caso de necessidade, desenvolvemos perfis customizados, abaixo alguns dos elementos de vedações mais utilizados;

* Gaxetas;

* Raspadores;

* Anéis o’ring e x’ring;

* Retentores;

* Anéis de Apoio;

* Anéis guia;

* V’rings;

* Arruelas;

* Conjunto chevron, entre outros;

Vantagens da vedação usinada

Optar pela vedação usinada traz certas vantagens, dentre elas, podemos destacar as seguintes:

* A fabricação é mais rápida e garante medidas precisas;

* Peças com alta performance e maior durabilidade;

* Excelente acabamento, diminuindo a rugosidade na superfície;

* Dispensa molde, a vulcanização e a cura;

* Podem ser fabricadas em diferentes medidas, desde 0,5mm até 1800mm de diâmetro externo. As vedações usinadas também podem ser soldadas e podem chegar até a 12 metros de Diâmetro externo.

* Ampla variedade de compostos (Materiais) para diferentes tipos de aplicações;

* Tal rapidez na entrega diminui o prejuízo das empresas, reduzindo o tempo de máquina parada para manutenção e ajudando no ganho de produtividade.

Principais compostos

As vedações usinadas podem ser fabricadas a partir de diferentes compostos (materiais), e a escolha do material deve ser feita de acordo com as necessidades de seu projeto e os diferentes tipos de aplicações.
Podemos citar como principais compostos os seguintes:

* Poliuretano (PU);

* Poliuretano atóxico (PU-FDA);

* Borracha nitrílica (NBR);

* Borracha nitrílica atóxica (NBR-FDA);

* Viton (FPM);

* Teflon (PTFE): Puro, Bronze, Grafite e Fibra de Vidro;

* Silicone FDA

* Poliacetal (POM);

* Poliamida (PA)

* UHMW;

* Compostos especiais, tais como Viton® FDA, EPDM FDA, PU Petrol, e outros.

Hoje a CGL Casa Das Gaxetas oferece essa solução e atende todo território Brasileiro, contamos com unidades de produção em Porto Alegre- RS e Caxias do Sul-RS, para garantir ainda mais agilidade e atender demandas pontuais e urgentes.

Em nosso site, você pode ter mais informações sobre a nossa linha de vedações usinadas, clicando aqui.

A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.