Tendências Tecnológicas para a Indústria em 2021

Tendências Tecnológicas para a Indústria em 2021

TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA A INDÚSTRIA EM 2021

Há tempos percebemos que a tecnologia avança rapidamente, trazendo inovações para os mais diversos setores, com o objetivo de facilitar e melhorar processos.

Então hoje, separamos as principais tendências tecnológicas para a indústria em 2021, confira!

Indústria 4.0

O conceito de Indústria 4.0 traz atrelado a si, o conceito de indústria inteligente, este conceito busca uma melhoria nos processos, que resultará em mais eficiência e produtividade para a indústria.

E para atingir esta melhoria, a indústria 4.0 sugere o uso de tecnologias no sistema produtivo das indústrias, focando cada vez mais na relação máquina e homem.

Assim, o foco da indústria 4.0 é trazer para dentro das indústrias convencionais a tecnologia como aliada, inserindo elementos como a automação industrial através da robótica, inteligência artificial, internet das coisas, soluções em nuvem, cibersegurança entre outras inovações.

Soluções em nuvem

A nuvem tem como objetivo principal facilitar o acesso à informação, de qualquer lugar e qualquer momento, oferecendo a possibilidade de gerir e realizar manutenções em seu negócio mesmo à distância.

Inteligência Artificial (AI)

A inteligência artificial é vista em inúmeros nichos no nosso dia-a-dia, e na indústria não seria diferente.

A AI é fundamental para a automação de uma empresa, além de estar presente em alguns robôs que atuam nas indústrias, a inteligência artificial é capaz de atuar em todas as etapas de produção de um produto, por conta de algoritmos que coletam dados e analisam informações de maneira eficiente, reduzindo tempo e custos para as empresas.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A realidade virtual e a realidade aumentada são tecnologias imersivas, onde é possível visualizar um cenário mesmo que a distância, e para a indústria, esta tecnologia tende a facilitar a manutenção e inspeção de sistemas mesmo remotamente.

Internet das Coisas (IoT)

Em suma, a internet das coisas é uma conexão da rede com objetos físicos, como veículos e máquinas por exemplo, e que por possuírem sensores podem ser controlados remotamente através de dispositivos eletrônicos.

Robótica avançada

A robótica avançada traz uma nova ideia de automação para dentro das empresas, reduzindo falhas nos processos, diminuindo tempo das atividades, gerando economia nos custos operacionais, resultando em produtos de alta qualidade.

Cibersegurança

Junto com as facilidades que o avanço da tecnologia traz, surgem os riscos de ataques cibernéticos, portanto, especialistas em cibersegurança e sistemas que atuem contra estes possíveis inimigos virtuais, se tornam imprescindíveis para evitar a interrupção de processos e possíveis falhas dentro da empresa.

E então, sua empresa já conta com alguma destas tendências tecnológicas?

A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.