Retentor Siderúrgico e Tripartido

Retentor Siderúrgico e Tripartido

RETENTOR SIDERÚRGICO E TRIPARTIDO – 

Hoje trouxemos algumas informações sobre o Retentor Siderúrgico e Tripartido, sobre duas peças especiais para vedação industrial que possuem aplicações particulares, para que você possa conhecer um pouco mais sobre cada uma delas. Confira!

O que é um retentor?

O retentor é uma peça utilizada para fazer a vedação em eixos rotativos de diversos sistemas.

Esta peça tem como principal função, reter um fluído dentro de uma máquina, ao mesmo tempo que barra a entrada de impurezas do meio externo para dentro do sistema.

A anatomia de um retentor é composta por um anel externo metálico, que tem como objetivo trazer rigidez ao perfil, e uma vedação interna feita em borracha, a qual é acoplada à uma espécie de mola helicoidal.

Modelos de retentor

Você irá encontrar diferentes modelos de retentor, fabricados a partir de diferentes materiais, mas o modelo certo para cada sistema, irá depender da pressão, temperatura, velocidade periférica, e quais fluídos terão de ser retidos.

Retentor Siderúrgico

O retentor siderúrgico é uma peça especial para vedação industrial, e tem sua aplicação voltada para sistemas com grandes diâmetros, bem como para executar trabalhos mais pesados e com grandes variações de velocidade. Possuem geometria diferenciada para condições de trabalho agressivas e contaminadas por poeiras ou partículas sólidas.

Este modelo de retentor pode ser encontrado no ramo das indústrias siderúrgicas, como o próprio nome sugere, assim como em indústrias papeleiras, de mineração, usinas eólicas, e demais produtoras de energia.

Retentor Tripartido

O retentor tripartido também entra na classificação de peças especiais para vedação industrial, e é utilizado em sistemas rotativos, que alcançam altas temperaturas. Sua principal vantagem está na montagem, onde não precisa desmontar o equipamento para a sua instalação.

Neste modelo de retentor, a borracha é substituída pelo Teflon (PTFE), puro ou com cargas de bronze, grafite ou carbono, para facilitar a montagem.

Outra aplicabilidade desta peça, é em sistemas que entram em contato com derivados de petróleo, por isto ela é muito utilizada nos setores petroquímicos e em refinarias.

Não deixe de conferir em nosso site uma linha completa em retentores para vedação industrial! Clique aqui!

A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.