Juntas de Expansão: Metálicas e Não Metálicas

Juntas de expansão: metálicas e não metálicas

JUNTAS DE EXPANSÃO: METÁLICAS E NÃO METÁLICAS –

As juntas de expansão são elementos muito utilizados para fazer a vedação em tubulações. Confira algumas informações importantes sobre este produto.

O que são juntas de expansão?

As juntas de expansão, que podem ser metálicas ou não metálicas, são elementos utilizados para conter a expansão ou contração térmica de tubulações, nas quais passam fluídos e gases com variações de temperatura.

As juntas de expansão também reduzem a oscilação e vibração da tubulação, diminuindo os impactos que esta trepidação pode vir causar ao sistema, aumentando a estabilidade e segurança do mesmo.

Características de juntas de expansão metálicas

As juntas de expansão metálicas podem ser fabricadas a partir de diferentes materiais, como o aço inox, liga de níquel e o aço carbono.

Os modelos deste elementos são variados, você irá encontrar peças denominadas como axiais, pantográficas, cardânicas, com dobradiças, atirantadas, entre outras.

A principal característica da junta de expansão metálica é que este elemento é compatível com a maioria dos fluídos encontrados na indústria.

Outro ponto destas peças, é que as juntas metálicas suportam elevadas temperaturas e elevada pressão.

Características de juntas de expansão não metálicas

As juntas de expansão não metálicas podem ser fabricadas a partir de diferentes matérias primas, tais como borracha natural, borracha nitrílica, fibra aramida, EPDM, silicone, fibra de vidro, neoprene ou fibra de cerâmica

Uma característica das juntas de expansão não metálicas, é que as opções em tecido podem suportar temperaturas de até 1200ºC e as opções em borracha até 120ºC, além de resistir a grandes variações de pressão.

Outro ponto, é que as opções não metálicas de tecido, são destinadas a tubulações por onde passam apenas gases limpos e com partículas sólidas, exemplo, os gases da queima da caldeira.

O formato deste tipo de junta de expansão também pode variar, você irá encontrar peças redondas, quadradas, com fole tubular ou em forma de carretel.

Aplicação das juntas de expansão

As juntas de expansão são versáteis, sendo elementos utilizados em diferentes ramos da indústria, você irá encontrar este componente presente em:

  • Siderúrgicas;
  • Indústria de cimento;
  • Indústria de açúcar;
  • Indústria de álcool;
  • Petroquímicas;
  • Indústrias químicas;
  • Mineração;
  • Refinarias de petróleo;
  • Indústria de celulose e papel;
  • Indústria de gás.

Temos a solução ideal para a vedação industrial de sua empresa. Entre em contato com um dos nossos especialistas. 

A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.