Juntas Cortadas

JUNTAS CORTADAS –

Hoje separamos algumas informações sobre as Juntas Cortadas, para que você possa conhecer um pouco mais sobre este produto de vedação industrial. Confira!

Fabricação própria CGL Casa das Gaxetas.

Você sabe o que são Juntas Cortadas?

Juntas Cortadas são um modelo de vedação industrial, onde o objetivo é ocupar o espaço entre duas superfícies ou mais, com a intenção de evitar o vazamento de substâncias dentro de distintos sistemas.

A sua finalidade é barrar a saída de elementos de dentro do sistema para o meio externo, bem como impedir a entrada de partículas do meio externo para a parte interna do sistema.

Aplicações das Juntas Cortadas

As Juntas Cortadas podem ser encontradas desde os sistemas de indústrias químicas, siderúrgicas e petroquímicas, até indústrias farmacêuticas e alimentícias.

Comumente as Juntas Cortadas são utilizadas para a vedação em flanges de diferentes equipamentos como, compressores, medidores de gás, trocadores de calor, motores à combustão, sistemas pneumáticos, tubulações de vapor entre outros.

Vantagens das Juntas Cortadas

As Juntas Cortadas possuem diversas vantagens, e entre estas podemos citar as seguintes:

  • Praticidade na instalação;
  • Peças com custo acessível;
  • Evita perdas desnecessárias no corte;
  • Podem apresentar diferentes modelos, facilitando o encontro de uma peça que se encaixe adequadamente em seu sistema;
  • Podem ser fabricadas sob-medida;

Materiais para a fabricação de Juntas Cortadas

As juntas cortadas podem ser fabricadas a partir de diferentes matérias-primas, onde cada material possui suas particularidades e aplicações, e a sua escolha deve ser feita de acordo com a necessidade de seu sistema.

Os principais materiais utilizados na fabricação são os seguintes:

Papelões hidráulicos: juntas cortadas fabricadas com este material tendem a ser versáteis com uma ampla gama de aplicações, além de serem econômicas.

Como principais características desta matéria-prima podemos citar a alta resistência ao processo de esmagamento, baixo relaxamento por fluência, resistência a altas temperaturas, resistência a elevadas pressões, e excelente resistência a produtos químicos.

NBR – Borracha Nitrílica: já este material possui como característica a sua resistência a óleos, à hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos, gasolina. Além disto, a NBR possui alta resistência à variação térmica, onde suporta temperaturas entre -50°C e 120°C.

PTFE – Teflon: esta matéria-prima possui como principal característica sua alta resistência à variação térmica, a qual suporta desde temperaturas negativas até cerca de 260°C.

Além disto, o PTFE possui alta resistência química, o Teflon pode ser utilizado em sistemas com ácidos, cáusticos e solventes, entretanto não é indicado para sistemas que utilizam metais alcalinos ou flúor livre.

Uma das vantagens das Juntas Cortadas fabricadas com PTFE é que, uma peça dessa não adere aos flanges do sistema, o que facilita na hora da troca, por isso é indicado para equipamentos que necessitam trocar as juntas frequentemente.

Grafite Flexível: este material possui como principais características uma eficiente selabilidade, alta resistência química, resistência à variação térmica suportando temperaturas extremas, elevada condutibilidade elétrica assim como térmica.

Uma junta cortada feita em grafite flexível é uma ótima opção para sistemas que utilizam ácidos, compostos orgânicos, bem como soluções alcalinas.

Temos a solução ideal para a vedação industrial de sua empresa. Entre em contato com um dos nossos especialistas.

A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.