BLOG

Gaxetas e a importância da vedação industrial

GAXETAS E A IMPORTÂNCIA DA VEDAÇÃO INDUSTRIAL –

Dentro da indústria, a vedação industrial possui um papel significativo para o bom funcionamento dos sistemas, por isso hoje, trouxemos alguns pontos interessantes sobre este processo, bem como sobre as gaxetas, uma peça usual dentro da vedação industrial.

Mas afinal, o que é vedação industrial, e qual a sua importância?

A vedação industrial pode ser desempenhada por diferentes produtos, os quais possuem como função vedar um sistema, ou seja, evitar que ocorra vazamentos de fluídos dentro de um sistema industrial.

Esses possíveis vazamentos que as vedações barram, podem ocorrer tanto do meio externo para interno, quanto o inverso, do meio interno para o externo.

Na primeira situação, a vedação industrial previne a contaminação do sistema de uma máquina, por conta de fluidos externos, sejam estes líquidos, gasosos ou sólidos.

Já na segunda situação, a vedação industrial auxilia no combate à contaminação do meio ambiente, independente do estado físico dos fluidos.

Outra vantagem de uma vedação eficiente, é manter o bom funcionamento dos equipamentos, evitando desgastes e danos, que podem gerar custos adicionais às empresas, bem como uma queda na produtividade por máquina parada em manutenção.

E para quem acha que uma vedação industrial está limitada para sistemas fixos dentro de uma fábrica, se engana, pois é possível encontrar este tipo de vedação em diferentes máquinas, dos mais distintos segmentos, tais como químico, petrolífero, automobilístico e até mesmo alimentício.

Tipos de vedação industrial

São inúmeros os tipos de vedação industriais disponíveis no mercado, dentre eles podemos citar os seguintes, que são os mais usuais:
– Gaxetas; – Juntas
– Anéis de O’ring; – Anéis Guia
– Retentores; – Selos Mecânicos
– Raspadores; – Gaxetas Trançadas

O que é e para que serve uma gaxeta?

A gaxeta é uma espécie de anel, normalmente fabricado a partir de um elastômero ou termoplástico, que possui um ou mais lábios flexíveis, e é utilizado na vedação de diferentes sistemas industriais.

Uma gaxeta é utilizada comumente na vedação entre duas peças, e também pode ser denominada de vedação automática, pois é capaz de vedar através da sua própria pressão, contra às peças.

Esta peça pode ser fabricada a partir de diferentes materiais, tais como Viton, NBR, Poliuretano, Chevron, Silicone entre outros.

Este elemento de vedação possui diferentes vantagens, tais como:
– Baixo custo;
– Versatilidade, pois pode ser utilizado em sistemas com baixa ou alta pressão, bem como em sistemas estáticos ou dinâmicos;
– Possui fácil instalação;
– Alta disponibilidade.

Aqui na casa das gaxetas você encontra uma linha completa de produtos para vedação industrial, incluindo as usuais gaxetas. Confira o nosso site clicando aqui.

A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.