BLOG

3 Características sobre os papelões hidráulicos

3 Características sobre os papelões hidráulicos –

Os papelões hidráulicos são indicados para fabricação de juntas de vedação, onde são muito utilizadas em flanges de tubulações e em outros equipamentos dos mais variados segmentos. Antes de falar sobre as suas principais características, podemos destacar algumas de suas principais vantagens:

* Alta resistência durante a manipulação;
* Eficaz quando elevado em grandes temperaturas;
* Facilidade no momento do corte;
* Excelente custo benefício;
* Pode ser fabricado em diferentes tipos de materiais;
* Possui significativa retenção de torque;
* Maior Elasticidade.

Fabricação em diferentes tipos de materiais

São Fabricados a base de diversas fibras, cargas reforçantes e outros materiais estáveis a altas temperaturas. Suas características variam conforme a fibra e os elastômeros utilizados em sua composição.

A base principal de um papelão hidráulico se dá a partir de uma combinação entre um elastômero, uma fibra e outro aditivo.

O elastômero é responsável por garantir elasticidade, flexibilidade e resistência química ao produto, o mais comum utilizado é o NBR (borracha nitrílica).

Já a fibra, confere a função estrutural, assim como resistência térmica do papelão industrial, seguem os modelos abaixo:

Carbono: Papelões hidráulicos com fibras de carbono são recomendados para sistema que permitam o contato do produto com derivados de petróleo, solventes, vapor saturado e produtos químicos em geral.

Celulose: Papelões hidráulicos com esta fibra na composição são recomendados para vedação de água, salmoura, soluções neutras, entre outras.

Aramida: com fibra de aramida, eles são recomendados para vedações e demais aplicações que entrem em contato com derivados do petróleo, solventes, vapor saturado e demais produtos químicos.

Fibra inorgânica: já as fibras inorgânicas são indicadas para sistemas de alta temperatura e alta pressão.

Ampla aplicação

O papel hidráulico, se tornou um produto muito utilizado na vedação industrial, e hoje é possível encontrá-lo em indústrias como: petroquímicas, de celulose, siderúrgicas, montadoras, tecelagem, químicas, cimenteiras e até mesmo na indústria alimentícia.

A espessura do papelão hidráulico irá influenciar diretamente na vedação do sistema, por isto o ideal é sempre buscar pela menor espessura possível para cada caso, desde que o equipamento (Flange) esteja muito bem alinhado e sem imperfeições.

Isto se dá porque quanto menor a espessura do papelão hidráulico, maior o valor da pressão superficial a ser permitida com a junta, e consequentemente, isto fará com que o sistema suporte um maior torque, e tenha uma menor perda de carga.

Além de que, quanto menor a espessura, menor a área da junta que ficará exposta a pressão interna dos fluídos, reduzindo assim a possibilidade de vazamentos.

Armazenamento do papelão hidráulico

Apesar de ser um produto altamente resistente, seu armazenamento requer cuidados, para evitar possíveis marcas e vincos, assim como ressecamento.
Para isto, você deve armazenar este produto (seja em folhas inteiriças ou já no formato da junta) esticados em local fresco e arejado, sem incidência direta de luz solar.

Aqui na casa das gaxetas você encontra a linha completa de papelões hidráulicos da TEADIT, empresa com mais de 60 anos em tradição e qualidade na fabricação de produtos para a área de vedação industrial.

Confira em nosso site também uma linha completa em soluções para vedação industrial! Clique aqui!

A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.